Pular para o conteúdo principal

O que o seu filho anda ouvindo por aí?

Nada mais bonito do que uma criança responder ao chamado do seu próprio nome. Lembro-me de quando Marina, minha filha, olhou para mim, a primeira vez, quando a chamei pelo nome.Nossos filhos crescem e a responsabilidade acompanha esse crescimento.

Os primeiros e infinitos “porquês”; os primeiros “nãos”, nossos e deles; a primeira nota vermelha; o grande susto “Pai...Mãe... queria apresentar o fulano ou a fulana, meu (minha) namorado(a)”; a formatura e o inesquecível “sou bicho”.Nesse contexto, costumamos suspirar e dizer “Parece que foi ontem!”.

Mas, muitas vezes esquecemos de que o hoje ainda acontece. Que os “porquês” ainda existem... Que o que falamos ainda ecoa e vai ecoar por muito tempo na vida dos nossos filhos.As características da personalidade dele estão atreladas as nossas características de personalidade também. Se filho genético ou não, o importante é o que passamos da nossa maneira de ver o mundo.

Mal percebemos, mas todos os segundos dessa caminhada, dos porquês ao bicho, levam a nossa colaboração e deixamos marcas, muitas irreversíveis, em nossos filhos.

A grande questão desse artigo é: “O que dizemos aos nossos filhos ou, em outras palavras, o que dizemos agrega valor positivo na vida deles?”

Quantas vezes, você como pai, mãe ou responsável direto pensa antes de falar sobre esse ou aquele assunto?

O momento é de reflexão. Nossos filhos estão ouvindo o quê?
Muito Grata pela leitura,
Nadia Rockenback
12/10/2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luzes em mim

A vida chama... Clama... Chora e ri... O tempo passa, por trás de vidraças... Mórbidas cicatrizes na alma... Voe... Elabore ritos... Mova-me... Construa à memória... Curve-se ao riso... Mova-me por entre os teus dedos... Quando a vida gosta... O Amor inflama... Dança... Canta... Ilumina-me com a tua boca. Os versos presos... Perda de tempo... O vazio que enxagua... Grita?... Ficar na gruta... Púrpura encruzilhada? Olhei e não vi... Tantos vagos atributos... E tu surdo? Luzes em minha face... Perdemos a oportunidade de colher as crostas de um dia único... Quando fechados os olhos... Um dia...Absurdamente, apaixonado... Dois caminhos, todos levam ao meu peito... Isso não tem mais jeito.

Ensinar vai além de passar conteúdos...

Ensinar vai além de passar conteúdos...De formar conceitos e acreditar que o outro decidiu entender... Ensinar e mostrar pouquinho de si...Rascunhar o que para você pode até ser um desenho pronto, mas que, se não motivar o outro a perceber o seu traço, pode perder o significado. Aos oito anos, peguei pela primeira vez as māos calejadas de um "aluno', e vi na sua face marcada pelo trabalho árduo as linhas que nem todos tiveram a oportunidade de ler. Para ensiná-lo, decidi que a humildade diária faria parte de uma essência de uma vida toda. Muitos fatores implicam na qualidade do aprendizado e um deles é a falta de empatia. O colocar-se no lugar do outro para aprender com ele o tão falado e ignorado respeito. Aplica-se a todos os níveis...Por isso, acredito que ensinar é para todos, sim, alguns nos ensinam deixando um pedaço de si e levando um nosso para sempre; outros deixam o rastro do seu rastejo social e... há aqueles que são páginas de um conteúdo grafado apenas. C...