Pular para o conteúdo principal

Educação Minimalista

Estava pensando em como iniciar este artigo...E me veio uma lembrança de quando eu era menina, no interior do Rio Grande do Sul.

Certa vez, no Natal, fui à casa de uma amiguinha e vi diversos presentes. Cada qual mais lindo. Havia caixas ainda fechadas nas prateleiras do quarto e perguntei se havia ganhado todos naquele ano. (Imagina, na minha cabeça, um Natal com diversos brinquedos de uma só vez! Eram fascinantes tantas e tantas caixas.)

Mas, descobri que os brinquedos eram feito bibelôs...Não eram para brincar, conforme eu supunha. Ganhava e ficavam na estante...Um mimo guardado e empoeirado.
Voltei pra casa e peguei uma corda que meu pai fez, da carroça, e fiquei pulando. Claro que eu ganhava outros brinquedos...Mas, podia brincar com eles. E, se me perguntarem, gosto mais e ainda tenho a Marisa, feita de espuma cortada  por meu pai e roupas feitas pela minha mãe. Aprendi, com a minha mãe a pular de braços cruzados, com um pé só, com a ponta dos pés e com os calcanhares...A pegar, com meu pai, tijolinho quebrado e raspar no chão ou costurar saquinhos e enchê-los como arroz do engenho, para fazer "cinco marias"...

A educação de hoje, em muitas famílias, ainda leva o peso do "muito"... Muito na mesa, muito no guarda-roupas...Muitos sentimentos travados e transformados em comprar e comprar.
Não é à toa que as crianças não querem mais os cadernos quase cheios de folhas em branco do ano passado...Não querem mais guardar os lápis de cor, porque ganharão caixas novas... Fora a cultura que se instaura em pichar a camiseta da escola com assinaturas dos colegas, assim, o vestuário, obrigatoriamente, ganha um lugar de coisa usada e não aproveitada.

Apostilas e livros "consumíveis" e, no ar da graça, muitos pais compram o mesmo livro paradidático que já têm na estante de casa ou com o primo que cursou a série atual dos filhos, sem ao menos consultarem o "acervo".

Um disparate, a meu ver, de ideias mal construídas em casa.
Já presenciei casos de o aluno precisar do módulo do bimestre anterior e a mãe já tê-lo jogado fora, porque se tratava de um conteúdo já visto em testes e provas. Não são acumulativos, segundo alguns. Muitos pais compram o material pra si, os brinquedos para si, e de quebra, um futuro decidido para si, na escolha da escola, da roupa, do brinquedo e do curso e da empregabilidade "garantida".

E nessa fragmentação de coisas e saberes, os pais gastam verdadeiras fortunas na educação também fragmentada dos seus filhos. E reclamam sem sequer notar que estão gerando mais do que o consumo exacerbado nos pequenos; que estão gerando adultos que descartam coisas e emoções, no cartão de crédito. 

Final de Ano, hora de rever o que pode ser utilizado durante o próximo ano... Roupas não usadas devem ser revisadas e doadas, material escolar avaliado e organizado. Assim, você, pai ou mãe, ajusta seu orçamento para o que realmente é necessário e ensina seu filho que "mais" não indica "qualidade de vida", que "ter" não é "ser" e "estar"... Por conseguinte, ajusta a educação consumista para uma educação de consciência coletiva, humana e ecológica.

Dentre tantos outros fatores, a falta de autoestima, muitas vezes, está atrelada ao não ter o corpo igual ao do outro, a não ter o caderno igual ao do outro, a não ter a explicação em casa de que podemos ser felizes com os resultados que obtivermos e não pela  figurinha grudada na capa do caderno caro.

O bullying, muitas vezes, está atrelado à falta de empatia e à crença de que o diferente é desigual... Os casos de auto mutilação estão, muitas vezes, atrelados ao bullying e à falta de autoestima...Então, ficar comprando a ideia de que "ter" está atrelado a "ser", é ser responsável pelo que não gostaria de ver negativamente na vida do seu filho.

Hora de refletir e perceber que o guarda-roupas está cheio já; e que a escola é lugar de aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal e não um desfile de mochilas e cadernos que só faltam falar, enquanto as crianças se calam.
 

Grata pela leitura,
Nadia Rockenback
05/01/2018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palavras embaladas

Ouvimos segredos... Descuidos e medos... Sabemos distâncias... Limites... Respostas... Volumes... Ciúmes?... Revoltas... Falsas... Modéstias... Não brinque com a fome... O prato tem bordas. Suplique à sensatez... O lastro que deixas... Sedentas estrelas... São cordas da orquestra. Não brinque com o riso... São pérolas embaladas. Sejamos serenos... Severos, conosco...? O outro é o caminho... Aprender a viver... Soluços e veneno... Na vida não têm vez. O Amor sempre ensina... O cuidado com o peito. Amar sem limite?... Atira ao chão. As voltas da vida... São grandes tropeços. Migalhas são cinzas... Cuidar é o começo. Palavras tão soltas... Rompendo o costume... Ser dono?... Ser réu? Que a noite se entregue... Não sei nada disso! Se pontes... Se palcos... A boca do avesso... Canso... Adormeço!

O Humano

Córregos de lábios... Algumas unhas lascadas... O pelo sobre a pele, arrepiada. Nós de tripas... De coisas entaladas...? O humano e seu contemplo... As faces que direcionam o medo. Larguras... Lacunas... Lamúrias... "Latidonez"... Mais um que dorme em berço explêndido... Marcas de uma sociedade que se cria... Que cria tantas marias... Que enlouquece josés... Hipocrisia... Maldizeres... Pedras nos sapatos... Bolhas que incomodam, no asfalto?... O requinte de soberba... O requinte de crueldade.... O requintado gosto das nossas mesas... O vocabulário poderia ser extenso, nessa hora... Moles sílabas... Nem perto do avesso! O humano que se idolatra... Que diz que é mais forte do que tapas... Que vira capa... Manchetes... Ruas das margens... Das beiradas... Ao olhar dos que passam em disparada. Mais um carro perde o rumo... Sambam os meus olhos... E o consumo ainda ganha o respaldo das vendas... A cegueira das coisas lentas... Lotados centros... Ego (cêntricos)... Centrados humano

Mergulho

Olhamos a noite que aparece para todos... Alguns raios de Lua... Tão minha... Tão tua... As vestes do silêncio retiradas... Algumas doces notas... Algumas gotas de risos... Pérolas da tua boca. Mergulhados em sonhos... Aceitamos os entalhes dos dias... Perdemo-nos nas linhas finas de uma vontade louca. Amamo-nos nas ondas do mar que te envolve... Na areia fina... Nas varandas que circulo em teu corpo. A noite cai feito abrigo... Solidificados os ditos... Um amor mais bonito. Seresteio a face com os dedos... Tenho nas formas o teu aconchego... Mergulhamos nas gotas de uma esquina... O infinito que me lasca o juízo... Arrasto o texto... Com sílabas iluminadas... Retiro as vestes... Sob o olhar da lâmina d'água... Os lenços ao vento...Um passo nas pontas dos pés...