Pular para o conteúdo principal

O que o seu filho anda ouvindo por aí?

Nada mais bonito do que uma criança responder ao chamado do seu próprio nome. Lembro-me de quando Marina, minha filha, olhou para mim, a primeira vez, quando a chamei pelo nome.Nossos filhos crescem e a responsabilidade acompanha esse crescimento.

Os primeiros e infinitos “porquês”; os primeiros “nãos”, nossos e deles; a primeira nota vermelha; o grande susto “Pai...Mãe... queria apresentar o fulano ou a fulana, meu (minha) namorado(a)”; a formatura e o inesquecível “sou bicho”.Nesse contexto, costumamos suspirar e dizer “Parece que foi ontem!”.

Mas, muitas vezes esquecemos de que o hoje ainda acontece. Que os “porquês” ainda existem... Que o que falamos ainda ecoa e vai ecoar por muito tempo na vida dos nossos filhos.As características da personalidade dele estão atreladas as nossas características de personalidade também. Se filho genético ou não, o importante é o que passamos da nossa maneira de ver o mundo.

Mal percebemos, mas todos os segundos dessa caminhada, dos porquês ao bicho, levam a nossa colaboração e deixamos marcas, muitas irreversíveis, em nossos filhos.

A grande questão desse artigo é: “O que dizemos aos nossos filhos ou, em outras palavras, o que dizemos agrega valor positivo na vida deles?”

Quantas vezes, você como pai, mãe ou responsável direto pensa antes de falar sobre esse ou aquele assunto?

O momento é de reflexão. Nossos filhos estão ouvindo o quê?
Muito Grata pela leitura,
Nadia Rockenback
12/10/2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensinar vai além de passar conteúdos...

Ensinar vai além de passar conteúdos...De formar conceitos e acreditar que o outro decidiu entender... Ensinar e mostrar pouquinho de si...Rascunhar o que para você pode até ser um desenho pronto, mas que, se não motivar o outro a perceber o seu traço, pode perder o significado. Aos oito anos, peguei pela primeira vez as māos calejadas de um "aluno', e vi na sua face marcada pelo trabalho árduo as linhas que nem todos tiveram a oportunidade de ler. Para ensiná-lo, decidi que a humildade diária faria parte de uma essência de uma vida toda. Muitos fatores implicam na qualidade do aprendizado e um deles é a falta de empatia. O colocar-se no lugar do outro para aprender com ele o tão falado e ignorado respeito. Aplica-se a todos os níveis...Por isso, acredito que ensinar é para todos, sim, alguns nos ensinam deixando um pedaço de si e levando um nosso para sempre; outros deixam o rastro do seu rastejo social e... há aqueles que são páginas de um conteúdo grafado apenas. C...

O que você faz do seu tempo?

O que você faz do seu tempo? Retomamos os pensamentos e ficamos no passado; adiantamos os laços e nos projetamos ao futuro... Criamos eternos e irrelevantes ...muros. O que você faz do seu tempo, quando dita palavras...quando sucumbe ao não querer de fato dizê-las ou ouvi-las? O tempo é um cochicho que nos ensina o que não valeu a pena... Que tal fazer dele um aliado poderoso que ensina a ajustar os ponteiros com a ação e com o coração? #cronicadodia #nadiarockenback 10/02/2019

Críticas Construtivas